Taxi vs Uber (TVDE) Qual o melhor?
Embora com diferenças ao nível da regulamentação, na prática, quer Motoristas TVDE quer Motoristas de Taxi transportam passageiros em viaturas ligeiras. Os Taxis são licenciados pelos municípios, dispõem de acesso à faixa Bus e pontos de estacionamento e recolha de passageiros. No caso das viaturas TVDE este enquadramento não se aplica, daí que o acesso ao mercado quer para motoristas, quer para empresários seja mais fácil. Ao nível da formação o acesso à profissão de Motorista de Taxi exige a frequência de um curso com o mínimo de 125 horas e a realização de exame no IMT. No caso de pretender conduzir uma viatura UBER, basta frequentar uma formação de 50 horas e obter aproveitamento na mesma.
Motorista
Investimento na qualificação do motorista
Rapidez de acesso à profissão
Regime de contrato laboral
Tempo de condução/ trabalho
Facilidade de regime de trabalho a tempo parcial
rendimento médio
TAXI
Maior investimento
Acesso mais demorado
Normalmente contrato
Semelhante
Menor facilidade
Maior
TVDE
Menor investimento
Acesso mais rápido
Normalmente recibo verde
Semelhante
Mais fácil
Menor
Tanto a área de TVDE como a área de TAXI tem as suas mais valias, na academia profissional fornecemos ambas as formações
Caso esteja interessado numa das formações visite as páginas dos nossos cursos e fique a conhecer melhor cada um deles.
O Certificado de Motorista TVDE ou Taxi em ambos os casos é obtido junto do IMT, mediante o pagamento de uma taxa igual (30 euros) e ambos têm que dispor de carta com averbamento de grupo 2 (cujo averbamento pode exigir a obtenção de atestados e o pagamento de outros 30 euros de taxa). Para além destas taxas o candidato a motorista de taxi paga uma outra taxa de 80 euros para inscrição no exame junto do IMT. Note que, se já tiver o Certificado de Motorista de Taxi (CMT) não precisa de qualquer outra formação para se tornar motorista UBER ou Cabify, embora tenha que proceder ao pedido do Certificado de Motorista TVDE junto do IMT. O mesmo já não é válido no caso de ter o Certificado de Motorista TVDE, neste caso não pode aceder à profissão de taxista sem frequentar a formação especifica.
No setor de Taxi, há, tipicamente, duas figuras na cadeia de valor; o dono do taxi e licença (empresa ou pessoa individual) e o motorista. No caso de TVDE há, em muitos casos, três figuras; a plataforma (UBER por exemplo), o operador (dono da viatura, empresa/empresário) e o motorista. Em TVDE, como em TAXI, há situações em que os motoristas são simultaneamente donos da viatura e licença.
O investimento para aceder ao mercado e esta estrutura da cadeia de valor condicionam, obviamente o retorno obtido por cada figura da mesma. Não existem dados disponíveis que comparem o valor total de faturação do setor do Taxi com o do obtido pelo setor TVDE, pelo que, não somos capazes de identificar qual tem mais clientes ou qual angaria clientes com maior facilidade num dia normal de trabalho. De todo o modo há diferenças na forma como o preço é marcado em cada um dos setores, no caso do Taxi os preços são regulamentados oficialmente para a generalidade dos serviços, nas plataformas TVDE os preços são marcados em função da procura e oferta de acordo com as regras de cada plataforma, tendo potencialmente maiores variações entre localizações e horários. O retorno que cada profissional vai obter de sua profissão (Taxi ou UBER) vai depender do regime contratual, horário e carga de trabalho, pelo que as observações da tabela seguinte são genéricas.
Pode também aceder ao comparativo entre empresário de TVDE e de Taxi.